Temporada de chuvas, problemas previstos!

Todos reconhecem que as chuvas são a principal causa dos deslizamentos, mas poucos sabem que as chuvas apenas provocam os deslizamentos se existirem agentes predispostos a este acontecimento nas áreas dos taludes e ou barrancos, como conhecidos popularmente. Outra questão interessante é que as chuvas podem causar deslizamentos segundo duas circunstâncias bem diferentes.

Ao atingir o solo, a chuva infiltra-se ou escorre em superfície. A parte que infiltra depende basicamente da permeabilidade do solo e de seus índices físicos da inclinação do terreno e da vegetação que o recobre.

 Para entender um pouco mais sobre este tema e outros similares, fizemos uma breve entrevista com o especialista Mauro Hernandez Lozano, engenheiro civil geotécnico daDýnamis Engenharia Geotécnica, que já realizou grandes obras para evitar deslizamentos.



Perguntas:
Onde ocorrem os deslizamentos?
Os deslizamentos acontecem somente em terras de solos, de desníveis e encostas naturais. E ocorrem pela água que infiltra do solo, assim como da água que pode ser proveniente do lençol freático (água subterrânea), no qual provocam sensibilidade do solo e ocasionalmente os deslizamentos.

O que primariamente pode provocar deslizamentos?
A parcela de água de chuva que infiltra no solo seria o agente deflagrador básico do deslizamento. Portanto é nela que devemos focar nossa atenção.

Como ocorre?
Ao ocorrer à infiltração no solo, dois fenômenos poderão agir no sentido de provocar o deslizamento, que são em primeiro – e considerado o caso mais clássico – quando as chuvas alimentam o lençol freático, elevando-o e decorrente a isso, os níveis de água no subsolo reduzem as tensões efetivas dos solos saturados e como conseqüência reduzem o nível de segurança dos taludes podendo levá-los à ruptura. Em segundo, o umedecimento dos solos superficiais em excessivo provocam “franja de umedecimento” que vai descendo (penetrando) na camada superficial e muitas vezes não chegam a atingir o lençol freático, mas que podem provocar deslizamentos também devido ao aumento de peso.

Há como prever os riscos de deslizamentos?
Para verificar se há os riscos de deslizamentos (taludes, barrancos e encostas) é preciso fazer sondagens, coleta de amostras e ensaios triaxiais (resistência do solo).  Os ensaios triaxiais simulam a penetração da água de chuva que poderão ocorrer. Se não for feito isso, os cálculos de estabilidade de taludes para verificar riscos e segurança não são exatos. Mas, é importante ressaltar que os cálculos por si só não diminuem os riscos, apenas apresentam as probabilidades de deslizamentos.


O que deve ser feito para evitar um deslizamento?
O engenheiro geotécnico deve fazer uma investigação geológico-geotécnica procurando entender a dinâmica das chuvas e sua forma de atuar sobre os taludes em função da hidrogeologia regional e local, além de saber investigar as camadas dos subsolos.

O que você considera importante para que catástrofes deste porte se repitam?
É importante a realização de ensaios triaxiais, no qual eliminamos qualquer negligencia humana. Por meio dos ensaios triaxiais é possível simular uma inundação nas provas dos solos e obter sua permeabilidade e resistência quando submetidos a grande volume de água, assim como avaliar o nível de riscos ou susceptibilidade ao deslizamento em função da intensidade das chuvas. Como resultado, teremos o diagnóstico de vulnerabilidade do solo quando ocorrerem às chuvas.

Qual o papel do engenheiro para contribuir na prevenção de deslizamentos?
A intuição do engenheiro geotécnico, integrada à sua experiência e aos cálculos com melhor conhecimento geotécnico é indispensável ao sucesso de seu trabalho. Também, o fator principal para isso está relacionado a intuição, que é proveniente da ação em desenvolver a melhor solução técnica e econômica, aliada ao melhor conhecimento geotécnico.

E quais são os melhores conhecimentos?
O melhor conhecimento técnico representa utilizar modelos de cálculos adequados, parâmetros que representam melhor o comportamento dos solos e os modelos hidráulicos geotécnicos possíveis.
Muitos cálculos de estabilidade de taludes, com as facilidades computacionais atualmente disponíveis, são desenvolvidos sem estas considerações podendo acarretar erros graves de conclusões e de atitudes a serem tomadas, resultando em projetos ou obras onerosas e inúteis. Ao se efetuar os estudos da forma integrada – como mencionado – nossas margens de erros são minimizadas, traduzindo-se por projetos e obras mais econômicas e mais seguras. A intuição é a melhor ferramenta que todos temos, pois é Divina. Apenas relutamos em aceitar esta dádiva, ou digamos não sabemos mais como acessá-la.

Quais suas recomendações finais?
Devemos trazer à luz soluções de impermeabilização dificultando a penetração de água no subsolo, adotando dispositivos de drenagens superficiais e internos ao maciço, associados entre si, controlando, disciplinando e conduzindo as águas de chuva, além de dispor de elementos de reforço de solo através de vegetação e elementos estruturais. Por isso, devemos intuir soluções ambientalmente sustentáveis, ou seja, biogeotécnicas tirando melhor partido dos solos existentes, entendendo melhor seus comportamentos em face dos possíveis cenários de solicitações e utilizando soluções mais naturais. Temos que procurar abandonar, sempre que possível as soluções agressivas ao meio ambiente como as que, por exemplo, utilize concreto e aço em demasia, como vem sendo feito até passado recente.





Sobre Mauro Hernandez Lozano é engenheiro civil, formado pela Universidade Mackenzie, 1977, com cursos de Pós-Graduação e Extensão (EPUSP, 1978/1980) na área de Mecânica dos Solos, Obras de Terra e Fundações. É especializado em Geotecnia e Fundador da Dýnamis Engenharia Geotécnica. Também, é Ex-Diretor-Técnico e Vice-Presidente, em duas gestões, do Instituto de Desenvolvimento Urbano (IDU); da Associação Brasileira de Empresas de Projeto e Consultoria em Engenharia Geotécnica (ABEG); Professor de Geotecnia durante 25 anos na Universidade Mackenzie; e Consultor Técnico do Ministério Público (MP).

Sobre a Dýnamis Engenharia Geotécnica: A Dýnamis Engenharia Geotécnica é uma empresa de Projetos e Consultoria em Engenharia Civil, especializada em Geotécnica, única no país com dois laboratórios para estudos do solo, atuante há mais de 20 anos no mercado e com 1300 contratos já concluídos. Fundada e com a administração de Mauro Hernandez Lozano – um dos maiores especialistas em Geotecnia no Brasil –, possui diferenciais importantes para garantir resultados acima do esperado e com garantia de satisfação plena para todos os tipos e portes de projetos. Dispõe de Laboratório de Solos para qualquer investigação geotécnica e equipe técnica especializada no acompanhamento e controle de qualidade dos serviços de campo evitando o desperdício de tempo e dinheiro para a sua empresa. A empresa é capacitada a oferecer tecnologia de ponta associada às experiências da vanguarda com soluções rápidas, criativas, eficientes, seguras e econômicas.

Texto e Layout: JCG Comunicação
Jornalista Carina Gonçalves

Boletim Informativo n. 17


                                                                                                                                      





Outubro 2012
 Ano 1 - n. 17
 Boletim Informativo – Dýnamis

Dia Nacional do Livro
No último dia 29 de outubro foi comemorado o Dia Nacional do Livro e para homenagear a data indicamos a leitura de “Como Lotear uma Gleba”, ao qual o Engenheiro Civil Geotécnico Mauro Lozano assina um artigo sobre a Implantação de Um Loteamento (página 461).





Últimas Vagas!
Para alavancar a carreira de maneira significativa e conquistar novos horizontes, incluindo ascensão financeira, não há outro caminho a não ser o da dedicação e investimento em estudos. Para isso, a Academia Dýnamis está com vagas abertas (últimas) para o curso de Terraplenagem – Projeto e Execução, para o dia 3 de novembro, próximo sábado. Faça já sua inscrição por e-mail: bel@dynamisbr.com.br com Isabel Madeira. Depois não diga que a sorte não lhe ajudou. Saiba mais sobre este tema, clique aqui.



Temporada de Chuvas – Conheça a Opinião de Mauro Lozano
Já estamos no início da temporada de chuvas e com elas muitos estragos podem acontecer, especialmente, deslizamentos em áreas de risco. Saiba quais são os motivos comuns que provocam este drama recorrente em entrevista/matéria com Mauro Lozano. Clique aqui.  




Conheça a Avaliação dos Alunos para os Cursos Ministrados por Mauro Lozano

            









Boletim Informativo – Academia Dýnamis

Invista em Você!

O ano de 2012 está próximo do seu final e ainda dá tempo para investir na sua carreira profissional. A Academia Dýnamis está com vagas abertas (últimas vagas) para o curso deTerraplenagem – Projeto e Execução, que acontece no próximo dia 3 de novembro. Faça já sua inscrição por e-mail: bel@dynamisbr.com.br ou 11-5034-3848 com Isabel Madeira – atendimento somente às sextas-feiras.



Conheça a Avaliação do Curso de Terraplenagem


Temporada de Chuva – Problemas Recorrentes


A temporada de chuva já começou e, com ela, inundações, enchentes e deslizamentos. Tudo por conta do excesso de água que provoca transtornos para a sociedade e, até, tragédias em regiões provenientes. Saiba um pouco mais sobre os problemas decorrentes da chuva, clique aqui.





           

Boletim Informativo - Dýnamis - Outubro


Boletim Informativo – Academia Dýnamis



Um Novo e Promissor Projeto Para Você Mudar a Sua Vida!
É com satisfação que a Dýnamis Engenharia Geotécnica apresenta seu projeto focado na área do conhecimento e, principalmente, na formação e capacitação do ser humano como um todo: a Academia Dýnamis de Cursos Livres, ativa há mais de cinco anos, que tem como proposta oferecer conteúdo, prática e vivência para profissionais das áreas de engenharia civil e geotecnia, assim como para profissionais, estudantes a partir de 17 anos, estagiários de ensino superior, técnicos e afins de diversos segmentos. Trata-se de uma oportunidade única para aprender e empreender em seu tempo livre. Saiba mais, clique aqui.



Conheça as Avaliações dos Cursos da Academia Dýnamis
O Curso de Gerenciamento de Empreendimentos de Parcelamento do Solo Urbano, que foi transmitido para o Vale do Paraíba, para um grupo fechado de alunos, teve 100% de satisfação em todo o processo de aprendizado. Ainda, os alunos indicaram que o curso é completo, satisfatório e prático, podendo ser aplicado imediatamente no dia a dia de trabalho, agregando melhoras e atualizadas técnicas para suas funções. Veja na íntegra, clique aqui.




Programa de Indicação de Cursos Livres

Pensando em contribuir na formação e capacitação profissional, a Academia Dýnamis oferece um programa de indicação para os cursos livres, ao quais os interessados que conseguirem que amigos ou colegas de empresa fechem matrícula nos módulos oferecidos na sede ou em formato In Company, ganham descontos progressivos, que podem chegar à gratuidade no curso de foco. Solicite mais informações por e-mail: bel@dynamisbr.com.br e faça parte desse projeto vencedor. Conheça todos os nossos cursos, clique aqui.



Saiba Como e Por Que Projetos de Pavimentação São Tão Importantes

Entrevista concedida por Mauro Lozano, Engenheiro Civil, especializado em Geotécnica e, também, professor da Academia Dýnamis de Cursos Livres – que oferece qualificação e formação nas áreas de engenharia, arquitetura e urbanismo, explica os motivos para a realização de projetos de pavimentação, sua função e necessidades. Saiba mais, clique aqui.